sexta-feira, 23 de maio de 2014

Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos - visão PMBOK

7.1           Áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos - visão PMBOK


De acordo com o PMBOK® (PMI, 2013), em cada etapa do ciclo de vida do projeto ocorrem processos de gerenciamento. Tais processos, reunidos em grupos, poderão abranger até 10 (dez) áreas de conhecimento. 
Uma área de conhecimento é definida por seus requisitos de conhecimentos e descrita em termos dos processos que a compõem, suas práticas, entradas e saídas, ferramentas e técnicas utilizadas para o gerenciamento de projetos
Essas áreas de conhecimento descrevem o gerenciamento de projetos em relação aos seus processos componentes e procuram abranger as principais restrições de um projeto (estas restrições não estão limitadas às listadas a seguir:): Escopo, Qualidade, Cronograma, Orçamento, Recursos Humanos e Riscos.
Cada área de conhecimento possui detalhamento específico, abrangência própria e, ao mesmo tempo, integra-se com as atividades das demais áreas, formando um corpo único e organizado.
É importante notar que as interações existentes entre as áreas de conhecimento fazem com que ações setoriais influenciem uma ou mais áreas de conhecimento, levando à necessidade frequente de análise e balanceamento (integração) dos objetivos e recursos do projeto.
Com a publicação da 5ª Edição do Guia PMBOK®, em 2013, as áreas de conhecimento relacionadas ao gerenciamento de projetos totalizam 10 (dez) áreas, com a inclusão da área de conhecimento Partes Interessadas (Stakeholders). Desta forma, as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos podem ser assim representadas:



Figura 15 - As 10 áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos segundo o PMBOK – 5ª Edição (2013).

As dez áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos são:
·         Integração: Trata das atividades necessárias à coordenação dos diversos elementos do projeto. Envolve a realização de compensações entre os objetivos e as alternativas inerentes ao gerenciamento do projeto, a fim de possibilitar a superação das necessidades e o atendimento das expectativas previstas.
·         Escopo: Refere-se às atividades requeridas para assegurar que o projeto contemple todos os produtos necessários para o êxito do projeto. Representa o conjunto de realizações que se pretende colocar sob a forma de um projeto; expressa o “tamanho” ou amplitude do projeto, estabelecendo o seu “raio de ação” ou “cobertura”.
·         Tempo: Relaciona-se às atividades necessárias ao cumprimento do prazo previsto para a implementação do projeto.
·         Custo: Refere-se às atividades necessárias para assegurar que o projeto aconteça dentro do orçamento previsto.
·         Qualidade: Trata das atividades requeridas para garantir que o projeto ofereça os produtos previstos em conformidade com os requisitos definidos pelo demandante ou patrocinador.
·         Recursos Humanos: Refere-se às atividades requeridas para possibilitar o uso efetivo do pessoal alocado no projeto, considerando os membros da equipe, patrocinador, usuários, fornecedores, entre outros.
·         Comunicações: Inclui as atividades requeridas para garantir a coleta, a distribuição, o armazenamento, a divulgação e o controle das informações do projeto.
·         Riscos: Refere-se às atividades de identificação, análise e planejamento de respostas aos eventos futuros e incertos que podem influenciar o projeto. Compreende, ainda, a criação de estratégias voltadas à potencialização dos resultados de eventos positivos e a minimização das consequências de eventos negativos.
·         Aquisições: Inclui as atividades necessárias à obtenção de bens e serviços externos à equipe do projeto ou à organização.
·         Partes Interessadas (Stakeholders): Destina-se a identificar, planejar o gerenciamento, manter o envolvimento e maximizar as influências positivas e minimizar os aspectos negativos das partes interessadas no projeto ou fase.

7.2           Os 47 processos em Gerenciamento de Projetos do PMBOK®


Em cada etapa do ciclo de vida do projeto são executados processos de gerenciamento, que por sua vez estão reunidos em grupos de processos.
Os processos que compõem cada um dos grupos de processos em gerenciamento de projetos representam ações gerenciais específicas, a serem executadas por algum membro da equipe do projeto, com objetivos e resultados definidos

Os processos são descritos em termos de:
·         Entradas (documentos, planos, desenhos etc.);
·         Ferramentas e técnicas (que se aplicam às entradas);
·         Saídas (documentos, produtos etc.)

Um exemplo de processo que pode ser utilizado no gerenciamento de um projeto é a ação gerencial de registro das lições aprendidas. Neste processo, são coletados, documentados e arquivados todos os relatos de ações que influenciaram de forma positiva ou negativa nos resultados do projeto. Desta forma, a organização estrutura uma memória organizacional de atuação em projetos, onde reúne subsídios informacionais para que os erros em um projeto não sejam cometidos em outro. Da mesma forma, o registro das lições aprendidas proporciona que boas práticas (acertos) sejam repetidas em outros projetos.
Na estruturação deste processo, estabelecem-se suas características básicas: descrição, objetivo, entradas, atividades (ferramentas e técnicas) e saídas. 
A interação com outros processos pode ser documentada através de fluxogramas de interação.



Figura 16- Exemplo de processo e seus componentes.

A tabela abaixo representa a interação das 10 (dez) áreas de conhecimento com os 05 (cinco) grupos de processos em gerenciamento de projetos (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e controle e Encerramento). O resultado desta interação resulta em 47 processos de gerenciamento de projeto que constam do PMBOK® 5ª edição (2013).

Tabela 4- Os 47 processos do Guia PMBOK® 5° Edição (2013) - Adaptação.
Áreas de Conhecimento
Iniciação
Planejamento
Execução
Monitoramento e controle
Encerramento
Integração
4.1  Desenvolver o termo de abertura do projeto
4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto
4.3 Orientar e gerenciar a execução do projeto
4.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
4.5 Realizar o controle integrado de mudanças
4.6 Encerrar o projeto ou fase
Escopo
5.1 Planejar o gerenciamento do escopo
5.2 Coletar os requisitos
5.3 Definir o escopo
5.4 Criar a EAP
5.5 Validar o escopo
5.6 Controlar o escopo
Tempo
6.2 Planejar o gerenciamento do cronograma
6.2 Definir as atividades
6.3 Sequenciar as atividades
6.4 Estimar os recursos das atividades
6.5 Estimar as durações das atividades
6.6 Desenvolver o cronograma
6.7 Controlar o cronograma
Custos
7.1 Planejar o gerenciamento dos custos
7.2 Estimar os custos
7.3 Determinar o orçamento
7.4 Controlar os custos
Qualidade
8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade
8.2 Realizar a garantia da qualidade
8.3 Controlar a qualidade
Recursos Humanos
9.1 Planejar o gerenciamento dos recursos humanos
9.2 Mobilizar a equipe do projeto
9.3 Desenvolver a equipe de projeto
9.4 Gerenciar a equipe do projeto
Comunicação
10.1 Planejar Gerenciamento das comunicações
10.2 Gerenciar as comunicações
10.3 Controlar as comunicações
Riscos
11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos
11.2 Identificar os riscos
11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos
11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos
11.5 Planejar as respostas aos riscos
11.6 Monitorar e controlar os riscos
Aquisição
12.1 Planejar Gerenciamento das aquisições
12.2 Conduzir as aquisições
12.3 Administrar as aquisições
12.4 Encerrar as aquisições
Partes Interessadas (Stakeholders)
13.1 Identificar Partes interessadas
13.2 Planejar Gerenciamento das Partes interessadas
13.3 Gerenciar Engajamento dos Stakeholders
13.4 Controlar Engajamento dos Stakeholders

Uma visão mais abrangente e detalhada dos objetivos de cada um dos 47 processos de gerenciamento de projeto pode ser acompanhada da seguinte forma:

Tabela 5- Detalhamento dos 47 processos do PMBOK® (2013).
ÁREA
PROCESSO
DESCRIÇÃO
INTEGRAÇÃO

4.1 Desenvolver Termo de Abertura
• Processo de desenvolver o documento que formalmente autoriza o projeto ou fase.
4.2 Desenvolver Plano de Gerenciamento do Projeto
•Processo de documentar as ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares.
4.3 Dirigir e Gerenciar a Execução
• Processo de executar o trabalho definido no Plano de Gerenciamento do Projeto.
4.4 Monitorar e Controlar o Trabalho
• Processo de monitorar e controlar o progresso do projeto de acordo com o Plano.
4.5 Realizar Controle Integrado de Mudanças
• Processo de revisar, aprovar e controlar solicitações de mudança, bem como manter atualizados os documentos do projeto.
4.6 Encerrar Projeto ou Fase
• Processo de finalizar todas as atividades e encerrar formalmente o projeto ou fase.
ESCOPO

5.1 Planejar Gerenciamento do Escopo
•Processo de planejar como o escopo será definido, validado e controlado.
5.2 Coletar Requisitos
• Processo de definir e documentar os requisitos necessários para atender necessidades e expectativas de interessados.
5.3 Definir Escopo
• Processo de desenvolver uma descrição detalhada do projeto e do produto.
5.4 Criar EAP – Estrutura Analítica do Projeto
• Estrutura Analítica do Projeto é uma subdivisão hierárquica orientada a entregas. Criar a EAP envolve definir as entregas principais e seus componentes, bem como todo o trabalho do projeto.
5.5 Validar Escopo
• Processo de formalizar a aceitação das entregas do projeto.
5.6 Controlar Escopo
• Processo de monitorar e controlar o escopo do projeto.
TEMPO

6.1 Planejar Gerenciamento do Tempo
• Processo planejar como será definido, gerenciado e controlado o cronograma do projeto.
6.2 Definir Atividades
• Processo de identificar atividades específicas que precisam ser realizadas para produzir as entregas do projeto.
6.3 Definir Sequência de Atividades
• Processo de identificar e documentar dependências entre as atividades do cronograma.
6.4 Estimar Recursos das Atividades
• Processo de estimar tipo e das quantidades de recursos necessários para realizar cada atividade do cronograma.
6.5 Estimar Durações das Atividades
• Processo de estimar o número de períodos de trabalho necessários para realização das tarefas.
6.6 Desenvolver Cronograma
• Processo de analisar os recursos necessários, restrições do cronograma, durações e sequências de atividades para criar o cronograma do projeto.
6.7 Controlar Cronograma
• Processo de monitorar e controlar o progresso do projeto e a performance de execução do cronograma, tomando medidas corretivas quando necessário.
CUSTO

7.1 Planejar Gerenciamento dos Custos
• Processo planejar como será definido, gerenciado e controlado o orçamento do projeto.
7.2 Estimar Custos
• Processo de estimar os custos dos recursos necessários para a execução das atividades.
7.3 Determinar Orçamento
• Processo de agregar custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para determinar o orçamento do projeto.
7.4 Controlar Custos
• Processo de monitorar e controlar o progresso do projeto e a performance de execução do orçamento, tomando medidas corretivas quando necessário.
QUALIDADE

8.1 Planejar Gerenciamento da Qualidade
• Processo de identificar padrões, normas ou requisitos de qualidade do projeto e produto, e documentar como o projeto demonstrará concordância.
8.2 Realizar Garantia de Qualidade
• Processo de auditar requisitos de qualidade e os resultados das medições de controle de qualidade para assegurar que os padrões apropriados de qualidade estão sendo observados.
8.3 Controlar Qualidade
• Processo de monitorar e controlar os resultados e as atividades do Plano de Gerenciamento da Qualidade.
RECURSOS HUMANOS

9.1 Planejar Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto
• Processo de identificar e documentar funções, responsabilidades e habilidades requeridas para a criação do Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos.
9.2 Mobilizar Equipe do Projeto
• Processo para confirmar a disponibilidade dos recursos humanos e obter a equipe necessária para terminar o projeto.
9.3 Desenvolver Equipe do Projeto
• Processo de integração e construção da equipe do projeto, bem como melhoria de competências individuais e coletivas da equipe.
9.4 Gerir Equipe do Projeto
• Processo de acompanhar desempenho de membros da equipe, fornecendo feedback e solucionando conflitos.
COMUNICAÇÃO

10.1 Planejar Comunicação
• Processo de determinar as necessidades de informações das partes interessadas no projeto para definir abordagens adequadas de comunicação.
10.2 Gerenciar as Comunicações
• Processo de tornar disponíveis as informações necessárias aos interessados.
10.2 Controlar as Comunicações
• Processo de coleta e distribuição das informações sobre o desempenho e performance do projeto.
RISCOS

11.1 Planejar Gerenciamento dos Riscos
• Processo de definir como serão identificados, analisados e gerenciados os riscos do projeto, incluindo procedimentos e padrão para gestão de riscos.
11.2 Identificar Riscos
• Processo de determinar quais riscos podem afetar o projeto e documentar suas características.
11.3 Realizar Análise Qualitativa
• Processo de priorização dos riscos por meio da avaliação subjetiva das suas probabilidades de ocorrência e impactos no projeto.
11.4 Realizar Análise Quantitativa
• Processo de análise numérica do efeito dos riscos identificados sobre os objetivos gerais do projeto.
11.5 Planejar Respostas aos Riscos
• Processo de desenvolver estratégias e ações para ampliar oportunidades e reduzir ameaças aos objetivos do projeto.
11.6 Monitorar e Controlar Respostas aos Riscos
• Processo de monitorar os riscos, implementando as ações do plano de resposta quando necessário.
AQUISIÇÕES

12.1 Planejar Gerenciamento das Aquisições

• Processo de documentar as decisões de aquisição do projeto, definir tipos de contratos e identificar potenciais fornecedores.
12.2 Conduzir Aquisições
• Processo de obter propostas de fornecedores, selecionar fornecedor e formalizar contrato.
12.3 Administrar Aquisições
• Processo de gerenciar as relações contratuais, fiscalizar e monitorar o desempenho dos contratos.
12.4 Encerrar Aquisições
• Processo de finalizar formalmente todas as aquisições e contratos do projeto.
PARTES INTERESSADAS (STAKEHOLDERS)

13.1 Identificar Partes Interessadas
• Processo de identificar pessoas, grupos ou organizações que poderiam afetar ou serem afetadas pelo projeto.
13.2 Planejar Gerenciamento das Partes Interessadas
• Processo de desenvolver estratégias para engajar efetivamente das Partes Interessadas ao longo do projeto.
13.3 Gerenciar Engajamento das Partes Interessadas
• Processo de gerenciar expectativas e promover o engajamento das Partes Interessadas em favor do projeto.
13.4 Controlar Engajamento das Partes Interessadas
• Processo de monitorar os relacionamentos com Partes Interessadas do projeto.


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REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. Manual de Elaboração: plano plurianual 2008-2011/ Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. Brasília: MP, 2007.
PMI. Project Management Institute. Project Management Body of Knowledge - PMBOK, 4. ed., 2008.
ABPMP.  Association of Business Process Management Professionals. Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento - BPM CBOK, v. 2.0, 2009.

Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. - Brasília: MP, 2011.

BPM CBOK - ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS (ABPMP). Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio - Corpo Comum de Conhecimento - Versão 2.0, 2009.

PRADO, Darci Santos do. Planejamento e Controle de Projetos. Série Gerência de Projetos. Nova Lima (MG), INDG, 2004.

Material preliminar do PMBOK® 5ª Edição - 2013 colhidos no website da Revista MundoProject , no website Blog MundoPM e no website do consultor Ricardo Vargas. Páginas visitadas em dezembro de 2013

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