6 Ciclo de vida do projeto
Segundo o PMBOK® (2008), o ciclo de vida do projeto consiste em fases
sequenciais que oferecem a estrutura básica para o gerenciamento de um projeto,
com nome e número determinados pelas necessidades das organizações envolvidas,
pela natureza do projeto em si e sua área de aplicação. As fases desta
estrutura básica podem estar sobrepostas umas às outras, sendo sempre as mesmas
independentemente do trabalho específico envolvido no projeto.
A estrutura básica do ciclo de vida do projeto envolve
(mas não está limitada): início do projeto, organização e preparação, execução
do trabalho do projeto e encerramento do projeto.
Figura 10- Gráfico representando o ciclo de vida de
um projeto, com a relação entre o uso de recursos e o tempo de duração do
projeto. Adaptado de PMBOK® (2008)
Durante o desenrolar das fases do ciclo de vida do
projeto, os processos (reunidos em grupos) que compõem a estrutura do
gerenciamento de projetos interagem no projeto, em maior ou menor grau. Os
processos de gerenciamento de um projeto podem ser reunidos nos seguintes grupos de processos em gerenciamento de
projetos, segundo o PMBOK® (2008):
·
Iniciação
|
·
Planejamento
|
·
Execução
|
·
Monitoramento e controle
|
·
Encerramento
|
Os processos que compõem cada um dos grupos de processos
em gerenciamento de projetos listados acima, por sua vez, são descritos em
termos de:
·
Entradas (documentos, planos, desenhos
etc.);
·
Ferramentas e técnicas (que se aplicam
às entradas);
·
Saídas (documentos, produtos etc.)
Esses três componentes de processo (entradas,
ferramentas e saídas) transformam decisões, condições, planos e reações em
condições e progresso contínuo ao longo do projeto. A saída de um processo
geralmente é a entrada para outro. Dentro de cada processo, as ferramentas e
técnicas utilizadas orientam e influenciam as suas saídas. Uma saída com falhas
pode comprometer a entrada de processos dependentes.
Desta forma os grupos de processos de gerenciamento de
um projeto e suas principais saídas, ao longo do ciclo de vida do projeto, independentemente
do tamanho ou complexidade do esforço temporário podem ser assim visualizados:
Figura 11- Grupos de processos e suas principais
saídas ao longo do ciclo de vida do projeto. Adaptado de PMBOK (2008)
As principais saídas dos grupos de processos de gerenciamento
do projeto em relação ao ciclo de vida do projeto são compostas, de forma
simplificada, dos seguintes documentos:
·
Grupo Iniciação: Termo de Abertura do Projeto (Project Charter);
·
Grupo Planejamento: Plano de Gerenciamento do
Projeto (Project Plan);
·
Grupo Execução: Termos de Aceite;
·
Grupo Monitoramento e Controle: Relatórios de
Situação e Solicitações de Mudança;
·
Grupo Encerramento: Termo de Encerramento do
Projeto.
6.1 Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos
Segundo o PMBOK® (2008), como
forma de abordagem do gerenciamento de projetos, devemos considerar que ocorrem
vários processos para a organização do trabalho, no decorrer do ciclo de vida do
projeto. Os processos sistematizam a execução das atividades inerentes ao
gerenciamento de um projeto. Estes processos estão reunidos em grupos de processos
que coincidem, mas não se limitam, com as fases do ciclo de vida do projeto.
Grupos de
processos são agrupamentos lógicos dos processos de gerenciamento de projetos
descritos pelo PMBOK®. São divididos em grupos de processos de:
iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.
Em conjunto, esses cinco grupos são necessários para qualquer projeto, possuem
ligações e dependências internas e devem ser realizados na mesma seqüência em
cada projeto, independentemente da área de aplicação ou das especificações
aplicadas. Os grupos de processos de gerenciamento de projetos não são fases do
projeto.
Desta forma, os grupos
de processos em gerenciamento de projetos segundo o PMBOK® são
os seguintes:
Grupo 01 | Iniciação: Refere-se aos
processos realizados para se definir um novo projeto ou uma nova fase de um
projeto existente, por meio da obtenção de autorização formal para o seu
início. Neste grupo são delimitados o escopo do projeto e a identificação das
partes interessadas. Neste grupo também podem ser desenvolvidas atividades para
analisar a viabilidade do projeto.
Grupo 02 | Planejamento: Reúne os
processos necessários para se definir o escopo total do projeto, refinar os
objetivos e planejar as ações necessárias para se alcançar os objetivos
propostos, considerando as áreas de conhecimento relacionadas ao gerenciamento
de projetos. O resultado deste grupo é o plano de gerenciamento do projeto. À
medida que o projeto avança na execução de suas atividades, e informações são
adicionadas e entendidas, o planejamento inicial poderá sofrer modificações
sucessivas, iterativas e contínuas, também denominado “planejamento em ondas
sucessivas”.
Grupo 03 | Execução: Grupo voltado aos
processos de execução do trabalho definido no grupo de processos Planejamento,
a fim de satisfazer suas especificações e efetivar as entregas dos produtos ou
serviços planejados. Durante a execução do projeto, as atividades executadas
poderão impor um replanejamento, contínuo e iterativo, no planejamento inicial que
foi elaborado no grupo de processos Planejamento.
Grupo 04 | Monitoramento e Controle: Refere-se
aos processos necessários para o acompanhamento, a revisão e a regulação do
desempenho do projeto, identificando as áreas nas quais serão eventualmente
necessárias mudanças de planejamento para a sua efetivação. Neste grupo residem
os processos realizados para se observar e medir regularmente a execução do
projeto, de forma que possíveis problemas possam ser identificados no momento
adequado a fim de que a equipe do projeto possa desenvolver ações preventivas e
corretivas, quando necessário. No grupo de Monitoramento e Controle também são
avaliados os impactos da execução das atividades do projeto, podendo gerar
solicitações de mudança que alterarão o planejamento inicial ou o próprio modo
de execução das ações do projeto.
Grupo 05 | Encerramento: Grupo que
apresenta os processos destinados a finalizar todas as atividades referentes a
todos os grupos de processos, voltados à formalização do término do projeto ou
fase. Neste grupo obtém-se a aceitação do cliente ou patrocinador das entregas
do projeto ou fase, documentam-se as lições aprendidas e encaminha-se a
adequação dos processos da organização utilizados no projeto, bem como é
efetivado o encerramento das aquisições, entre outros.
Figura 12 – Ciclo dos grupos de
processos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK, 2008)
Cabe destacar que, apesar dos esquemas didáticos
geralmente considerarem os grupos de processos de gerenciamento de projetos
como elementos distintos e com interfaces bem definidas, na prática, eles se
sobrepõem e interagem durante todo o ciclo de vida do projeto. Assim, a
representação da relação entre os grupos de processos e os respectivos níveis
de interação pode assim ser descrita:
Figura 13- Interação entre grupos de processos de
gerenciamento de projetos em um mesmo projeto. Fonte: PMBOK (2008) - Adaptado.
Segundo o PMBOK® (2008), os grupos de processos de gerenciamento de
projetos não são fases do projeto, pois um grupo de processos inclui os
processos de gerenciamento de projetos que o constituem e que estão vinculados
pelas respectivas entradas e saídas, onde o resultado (saída) de um processo
torna-se a entrada de outro processo.
Quando um projeto de grande porte é dividido em fases ou
subprojetos, os grupos de processos
devem ser repetidos em cada fase ou subprojeto. A interação entre os grupos de
processos (entradas e saídas) de um projeto principal e seus subprojetos pode
ser ilustrada pela figura a seguir:
Figura 14- Projeto e subprojetos: interação entre grupos
de processos (entradas e saídas).
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de
Planejamento e Investimentos Estratégicos. Manual
de Elaboração: plano plurianual 2008-2011/ Ministério do Planejamento,
Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos.
Brasília: MP, 2007.
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PRADO, Darci Santos do. Planejamento e
Controle de Projetos. Série Gerência de Projetos. Nova Lima (MG), INDG, 2004.
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