10 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Estrutura
organizacional pode ser definida como o modo de arranjo das unidades e
subunidades de uma organização, com previsão de atribuição de poder, responsabilidades
e de instrumentos para o gerenciamento, envolvendo a tomada de decisões, o
fluxo de informações e a distribuição de recursos. Inclui, mas não se
limita, à descrição dos aspectos físicos (instalações), recursos humanos, ativos
financeiros, aspectos jurídicos, estrutura administrativa e fatores econômico-financeiros
de uma organização.
Não existe um padrão ideal de estrutura organizacional a
ser aplicado em uma organização, mas aquele melhor adaptado às suas
características, cultura interna, negócio, estratégias, recursos, processos
administrativos e restrições (legais e tecnológicas). As estruturas
organizacionais dividem-se em formais e informais.
A estrutura organizacional é um fator ambiental da
organização que pode afetar a disponibilidade dos recursos e influenciar a
maneira como os projetos são conduzidos (PMBOK, 2008). A atuação por projetos se
dá em estruturas organizacionais funcionais, matriciais ou projetizadas, onde o
gerente de projeto pode se reportar a um gerente funcional, a um gerente de
portfólio ou de programas ou diretamente à alta administração.
Figura 19- Estrutura organizacional funcional. PMBOK,
2008.
Na estrutura
organizacional funcional, os diretores ou responsáveis por cada área
funcional coordenam os projetos, onde suas equipes se limitarão ao trabalho
vinculado às suas funções, independentemente das outras funções executadas ou
mantidas por outras áreas da organização.
Figura 20- Estrutura organizacional matricial
balanceada. PMBOK, 2008.
Na estrutura
organizacional matricial balanceada, a coordenação dos projetos é realizada
por gerentes de projetos em tempo integral, combinando as características de
uma organização funcional com o trabalho por projetos. Nesta configuração o
gerente de projetos ainda se reporta e depende de um superior para decidir
sobre a condução e financiamento do projeto. A estrutura matricial possui
variações: fraca, balanceada e forte.
Figura 21- Estrutura organizacional projetizada.
PMBOK, 2008.
Na estrutura
organizacional projetizada ou por projetos, a maior parte da organização
está envolvida e trabalha por projetos, onde a coordenação dos projetos é
realizada por gerentes departamentais de projetos. Nesta configuração os
gerentes de projetos possuem grande autonomia para decidir sobre a condução e
financiamento dos seus projetos. Na organização estruturada por projetos, os
recursos da organização podem atender a vários projetos simultaneamente.
Além das estruturas organizacionais mencionadas, existem
outras que não serão aprofundadas neste trabalho: atomizada, orientada por
processos, holográfica, holding, por unidades de negócio, entre outras.
10.1 Escritório de Projetos – PMO
Escritório de
Projetos pode ser definido como o corpo ou entidade organizacional à qual são
atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado
e coordenado dos projetos sob seu domínio.
Um Escritório de Projetos também é conhecido pela sigla PMO (Project
Management Office).
As funções de um Escritório de Projetos podem
variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos até ser
responsável pelo gerenciamento direto de um projeto.
Em uma organização, os escritórios de projetos podem ser assim
classificados:
Estratégico: EP Central – Escritório de
Gestão de Projetos Central, subordinado ao Controle Estratégico. Tem foco na gestão
dos projetos estratégicos da organização, em consonância com os
direcionamentos da Alta Administração. É responsável pela gestão do portfólio
de projetos estratégicos e pelo desenvolvimento e atualização da Metodologia de
Gerenciamento de Projetos – MGP. Além disso, tem como
atribuições relevantes, o acompanhamento dos Escritórios Setoriais e o
monitoramento dos projetos estratégicos, incluindo a coleta, a consolidação e a
disponibilização de informações atualizadas à Alta Administração, além da
realização de capacitações e consultorias para o suporte metodológico a
gerentes de projetos estratégicos e integrantes dos demais escritórios de
projetos.
Setorial: EP Setorial – Escritório de Projetos Setorial. Está tecnicamente vinculado ao EP Central e administrativamente subordinado ao
dirigente máximo da unidade em que está instituído (subunidade ou diretoria da organização). Assim, desenvolve, no
âmbito de sua unidade, ações similares às desenvolvidas pelo escritório de
nível estratégico no que se refere ao suporte metodológico aos gerentes, ao
registro de monitoramentos de projetos e à apresentação de informações atualizadas
aos gestores acerca do andamento dos projetos integrantes da carteira de
projetos da unidade.
Específico: EP – Escritório de
Projeto Específico. Está relacionado ao agrupamento de projetos relativos ao mesmo
tema ou objetivo e desenvolve atividades de suporte e acompanhamento de um ou
mais projetos específicos e seus respectivos subprojetos, se for o caso. O
vínculo ou subordinação administrativa de um Escritório de Projeto Específico ficará a critério da Administração da unidade.
A estrutura organizacional do gerenciamento de projetos em uma organização pode ser organizado tecnicamente da seguinte
forma:
O Controle Estratégico/Alta Administração propõe diretrizes
técnicas para o EP Central e para o EP Setorial.
O EP Central está subordinado administrativamente à Alta Administração e tem foco na gestão dos projetos estratégicos da organização, em
consonância com os direcionamentos desta.
O EP Setorial está tecnicamente vinculado ao EP Central e
administrativamente subordinado ao dirigente máximo da unidade em que está
instituído. No caso de existir uma Unidade de Controle Estratégico (UCE) em determinada unidade, o EP Setorial ficará subordinado administrativamente àquela UCE.
O EP Setorial desenvolve ações similares às desenvolvidas pelo EP Central, mas no âmbito da
unidade a que está subordinado.
O EP Projeto Específico desenvolve ações de
gerenciamento de projetos focadas em projetos específicos, estando subordinado
tecnicamente ao EP Central e administrativamente ao EP Setorial (salvo a exceção tratada
logo em seguida) ao qual está vinculado ou, na falta deste, ao dirigente máximo
da unidade onde o projeto está sendo desenvolvido.
No caso de EP Projeto Específico, a subordinação administrativa será determinada pelo
dirigente máximo da unidade. A importância estratégica do projeto (e de seus respectivos
subprojetos, se for o caso) para o dirigente da unidade, poderá ensejar um
controle mais apurado e compartimentado das atividades daquele projeto, ficando
a critério da Administração o vínculo administrativo que será aplicado àquele
EP Específico.
10.2 Escritório de Gestão de Projetos Central – EP Central
O EP Central, subordinado ao Controle Estratégico/Alta Administração pode ter entre suas atribuições e atividades:
·
Acompanhar o portfólio de projetos estratégicos
que a Alta Administração definir como prioritários;
·
Propor um Plano de Implantação, por fases, da
gestão de projetos estratégicos na organização;
·
Executar as ações previstas no Plano de
Implantação e elaborar relatórios gerenciais para a Alta Administração, periódicos ou
quando solicitado;
·
Definir metodologia de gestão de projetos normais/estratégicos para a organização e promover sua disseminação;
·
Elaborar e propor minutas/propostas de normativos e instruções técnicas ao presidente da organização e/ou Conselho de Administração. Expedir memorandos, instruções e despachos, no âmbito de sua competência;
·
Padronizar processos de gestão de projetos,
observando as normas e orientações em vigor;
·
Propor a aquisição e utilização de ferramentas informatizadas de gestão de projetos; e,
·
Propor capacitação de pessoal de acordo com as
competências necessárias para o desempenho das funções ligadas à gestão de
projetos.
10.3 Escritório de Projetos Setorial – EP Setorial
Os EP Setoriais são instituídos, no âmbito da organização,
em diretorias, unidades, coordenações e divisões, com a definição de suas respectivas subordinação
e atribuições em consonância com as diretrizes administrativas e organizacionais da organização. As diretrizes técnicas são estabelecidas pelo EP Central.
Para projetos muito complexos, com vários subprojetos
vinculados, pode ser criado um EP Projeto Específico para gerenciar as
atividades inerentes ao gerenciamento de projetos daquela iniciativa. O EP
criado, passa a existir de forma “virtual” no sistema informatizado de gestão de projetos, mas pode não
integrar a estrutura formal da unidade administrativa a qual está vinculado.
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Ótimo artigo sobre gestão agil de projetos, muito bom esse conteúdo, parabéns ao envolvidos, recomendo
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